Plantando e cuidando de orquídeas em casa - MobileFreeAPP

Plantando e cuidando de orquídeas em casa

Orquídeas são uma maneira de trazer um pouco de beleza para o seu dia a dia.

Você já olhou orquídeas de outra pessoa e achou tão lindas que desejou tê-las em sua casa? Pois saiba que ter uma dessas plantas é sinal de beleza e contato com a mãe natureza, pois elas trazem um aroma de paz e tranquilidade para dentro de um lar.

Anúncios

No entanto, cultivar uma planta dessas pode ser um grande desafio, pois a luminosidade e um espaço adequado devem ser considerados.

5 dicas para você cuidar de suas orquídeas em casa

Hoje em dia, existem muitas dicas simples que podem dar a forma certa de como você deve cuidar de suas orquídeas em casa.

Anúncios

Sabemos que hoje em dia, tem uma variedade de orquídeas à venda: orquídeas azuis, brancas, roxas e muitas outras que podem ser encontradas em floriculturas por aí.

Essas plantas são muito conhecidas por sua beleza encantadora. Por isso vamos listar nesse artigo algumas dicas que você deve conhecer se quiser obter um ótimo resultado no cultivo de sua planta.

Anúncios

Leia também: Os Melhores Aplicativos de Plantas

1. Escolha do Vaso

Fonte: Google Imagem/Reprodução

Uma das primeiras coisas que você deve ter em mente ao plantar uma orquídea é na escolha apropriada de um bom vaso. Você pode optar por vasos de plásticos, cerâmica ou barro.

Os vasos de plástico são mais leves e devem ter furos para drenagem, o que é de muita importância se quiser ter sua planta sempre em boas condições.

2. Escolha do Substrato

Fonte: Google Imagem/Reprodução

Um bom substrato deve permitir que as raízes das orquídeas respirem e não retenham água excessiva. Substratos como casca de pinus e carvão vegetal são importantes e oferecem mais qualidade para a sua orquídea.

Apesar da drenagem ser muito importante, o substrato também deve manter uma certa umidade. Materiais como fibra de coco e casca de macadâmia podem ajudar a reter a umidade necessária sem encharcar as raízes.

3. Faça uma rega adequada

Fonte: Google Imagem/Reprodução

Manter sempre todos os cuidados com uma orquídea é fundamental para quem quer cultivar a sua plantação em casa. E um desses cuidados é a regagem. Sempre antes de regar, insira um palitinho no substrato para ver o grau de umidade. Se estiver seco, é hora certa de fazer a rega.

Lembre-se sempre que ao regar a orquídea, você deve ser generoso até que a água escorra pelos furos do vaso. Isso ajuda muito a raiz a receber mais umidade. Algo importante a ser observado é o acúmulo de água na base do vaso ou nos pratos, isso pode causar apodrecimento das raízes.

4. Cuidados com a iluminação e a temperatura

Fonte: Google Imagem/Reprodução

Iluminação: As orquídeas gostam da luz natural. O bom é sempre deixar a sua orquídea perto de janelas que passam raios de sol. Caso o sol seja muito forte, use cortinas transparentes que podem ajudar a filtrar a luz dos raios solares. Durante o inverno você pode usar, se for necessário, luzes de crescimento para fornecer melhor iluminação.

Temperatura: A maioria das orquídeas, gostam de temperaturas moderadas durante o dia, entre 20°C a 25°C, e um pouco mais frescas à noite, cerca de 15°C a 18°C. Evite colocar suas orquídeas em temperaturas muito elevadas ou baixas demais. Outro cuidado que você deve ter é mantê-las longe de fontes diretas de calor ou frio, como radiadores, fogões ou ar-condicionado.

5. Adubação

orquídeas
Fonte: Google Imagem/Reprodução

Você pode usar tanto de adubos orgânicos quanto químicos. Os adubos orgânicos são mais leves e contém mais nutrientes, enquanto os químicos oferecem uma nutrição mais direta e rápida.

Quando for aplicar o adubo em suas orquídeas, é importante diluir o fertilizante mais do que o recomendado para outras plantas, pois as orquídeas são sensíveis a uma concentração alta de nutrientes.

6. Cuidados com pragas e doenças

orquídeas
Fonte: Google Imagem/Reprodução

Você deve sempre ficar atento às pragas como lesmas, caracóis, ácaros e pulgões. Essas por sua vez podem afetar a saúde de sua planta. Nesse caso você deve fazer uso de inseticidas ou acaricidas específicos para orquídeas.

Cuidar de orquídeas em casa pode ser uma experiência gratificante. Com atenção e prática, você pode ter um jardim interno repleto de orquídeas saudáveis e florescentes, talvez até um buquê de orquídeas.

Relaxe e curta sua plantação de orquídeas

orquídeas
Fonte: Google Imagem/Reprodução

Depois de todo esse processo, é só relaxar e curtir o aroma e a beleza que suas orquídeas irão trazer. Nada na vida é mais prazeroso do que ver um bom resultado de nossos esforços.

Para todos os amantes das plantas, ter uma orquídea no quintal de sua casa é um sinal de alegria misturado com prazer. Agora, com todas essas dicas de cuidados com orquídeas, você terá mais facilidade de manter sua plantação de orquídeas sempre em dia.

Compartilhar:

Foto do autor

Patrick

O autor é um especialista em tecnologia e aplicativos móveis, reconhecido por sua abordagem singular. Sua escrita mostra inovação e autoridade no vasto universo dos artigos.

Você também pode gostar

Aplicativos para Reconhecer Canto de Pássaros

Os aplicativos para reconhecer canto de pássaros funcionam através de inteligência artificial. Eles são treinados em uma enorme base de dados de sons de aves, o que permite que eles identifiquem com precisão as ...
Continue lendo →
Aplicativo mostra você em diferentes épocas históricas

Aplicativo mostra você em diferentes épocas históricas

Você já se perguntou como seria sua aparência na década de 80? E no período colonial? Será que você teria uma beleza clássica? E como seria como um lorde feudal? Para descobrir, basta usar ...
Continue lendo →
Aplicativos para mudar a cor das suas fotos e vídeos

Aplicativos para mudar a cor das suas Fotos e Vídeos

Você quer mudar a cor do fundo ou de uma das suas peças de roupas em uma foto? Quer dar mais cor para os seus vídeos e experimentar novas edições? Deseja transformar seus materiais ...
Continue lendo →