Aplicativos para cuidar da saúde ocular com exercícios e dicas

Proteja a sua visão com estes aplicativos para saúde ocular que te ajudam a exercitar os olhos

É natural que a nossa visão piore conforme envelhecemos. Entretanto, como estamos passando cada vez mais tempo em frente às telas, estamos enfrentando problemas de visão mais cedo. Por mais estranho que pareça, o seu celular pode ajudar a prevenir problemas e aprimorar a visão, graças aos aplicativos de saúde ocular.

Anúncios

Cuidar dos olhos é muito importante para que você continue vendo bem por muito tempo, e alguns apps oferecem diversas soluções para ajudar, incluindo exercícios para os olhos e dicas sobre o que fazer. Além disso, você pode realizar testes no seu smartphone para identificar problemas de visão o mais cedo possível. Dessa forma, é possível buscar tratamento antes que os problemas se tornem graves.

Quais os melhores aplicativos para saúde ocular?

Existem muitos apps diferentes que ajudam na visão, cada um com funcionalidades distintas. Inclusive, existem opções feitas para serem usadas em conjunto com o seu oftalmologista. Independentemente da razão pela qual está buscando os aplicativos de nossa lista, você encontrará uma solução que atenda às suas necessidades.

Anúncios

Leia também: Aplicativos incríveis para teste de visão

1. Peek Acuity

Peek Acuity aplicativos saúde ocular

Anúncios

Fonte: Play Store

Em primeiro lugar está o Peek Acuity, um aplicativo que permite que você meça sua acuidade visual. Desenvolvido por oftalmologistas, ele ajuda os usuários a saberem se precisam de uma consulta com um profissional ou não. O aplicativo oferece testes tão precisos quanto os mais convencionais. Com um tutorial passo a passo fácil de seguir, qualquer um pode usar essa plataforma com simplicidade.

O Peek Acuity cria uma representação visual dos resultados para que leigos consigam entender. Além disso, o aplicativo inclui testes que vão desde a contagem de dedos até a percepção de luz e até letras em movimento, visando gerar resultados precisos. Esses resultados são fornecidos em unidades utilizadas na área.

O Peek Acuity está disponível para Android.

2. Treino de recuperação da visão

Treino de recuperação da visão aplicativos saúde ocular

Fonte: Play Store

Em segundo lugar, entre os aplicativos para saúde ocular, está o Treino de Recuperação da Visão. Ele pode ser utilizado gratuitamente e promete ajudar a melhorar sua visão e descansar os olhos. Com ele, você vai precisar de apenas alguns minutos de exercícios por dia para enxergar melhor. Inclusive, o aplicativo assegura que já após o primeiro exercício, os usuários experimentarão alívio imediato nos olhos.

No aplicativo, você encontra seis exercícios diferentes que levam apenas 5 minutos para serem realizados. Ele possui instruções fáceis de entender para que o usuário não cometa erros. A recomendação é que a sessão seja feita pelo menos uma vez por dia, mas pode ser feita com mais frequência. O app também envia notificações para que você não se esqueça dos exercícios.

O Treino de recuperação da visão está disponível para Android.

3. Eye Exercises: Vision Recovery

Eye Exercises: Vision Recovery aplicativos saúde ocular

Fonte: App Store

Uma alternativa para usuários da Apple é o Eye Exercises: Vision Recovery. Ele oferece uma ampla variedade de exercícios divididos em grupos com propósitos diferentes. Você pode escolher se deseja relaxar os olhos, melhorar a visão ou prevenir problemas futuros. Dessa forma, o aplicativo é bastante completo e pode ser utilizado por usuários com diferentes objetivos. Ele promete auxiliar na melhoria da visão, na remoção da tensão e fadiga ocular, além de ajudar na circulação na região.

O Eye Exercises: Vision Recovery apresenta instruções por voz para todos os exercícios, visando motivar o usuário. Também fornece dicas para aprimorar a saúde ocular, lembretes de treinos e estatísticas sobre o que você já realizou. Para manter você inspirado, o aplicativo inclui conquistas diárias.

O Eye Exercises: Vision Recovery está disponível para iOS.

4. VisionUp Eye Exercises

VisionUp Eye Exercises

Fonte: App Store

Outra boa opção para quem busca aplicativos para a saúde ocular é o VisionUp Eye Exercises. Nele, você encontra dezenas de exercícios, planos de treino e testes para monitorar a sua visão. Além disso, o app tem um recurso de dificuldade progressiva nos exercícios para que você nunca fique entediado. A plataforma promete trazer vários benefícios, como a redução da fadiga dos olhos e melhoria na visão.

Os exercícios encontrados neste aplicativo são criados por profissionais da visão e incluem técnicas de relaxamento e massagens. Com ele, o VisionUp Eye Exercises é possível encontrar soluções para problemas específicos, o que diminui o tempo gasto em exercícios.

O VisionUp Eye Exercises está disponível para Android e iOS.

5. EyeBuddy

EyeBuddy

Fonte: App Store

Para finalizar a nossa seleção, temos o EyeBuddy. Ele também oferece mais de 50 exercícios, e você pode escolher quais fazer. Cada treino movimenta todos os 12 músculos oculares e ajuda a reabilitar a movimentação dos olhos. Além disso, o app tem diversos testes que você pode fazer diariamente para identificar vários problemas de visão com facilidade. Assim, ajuda a preservar a sua qualidade de vida.

Junto a tudo isso, o EyeBuddy permite que você monitore o progresso dos seus olhos para saber o quanto sua visão melhorou ao longo do tempo. Dentre os exercícios oferecidos, estão os para olhos secos, ambliopia, relaxamento, e até terapia EMDR para aliviar a ansiedade. Tudo pode ser feito em casa em questão de minutos.

O EyeBuddy está disponível para Android e iOS.

Cuide da sua visão

Por mais que o uso de telas seja prejudicial para a visão, os aplicativos de saúde ocular podem ser muito úteis para proteger seus olhos. Eles oferecem diversas funcionalidades úteis que ajudam a retardar o aparecimento de problemas de visão e podem ser usados para detectar alterações precocemente.

No entanto, por melhores que esses aplicativos sejam, há outras medidas que você pode adotar, como usar um filtro de luz azul ou apps que diminuam a quantidade de luz azul emitida pela tela. Por fim, lembre-se de que essas medidas não substituem uma visita ao oftalmologista, especialmente se você perceber alguma alteração séria em sua visão.

Compartilhar:

foto do autor

Sophia Silva

Sophia Silva é uma redatora que escreve há mais de 5 anos a respeito de tecnologia. Atualmente, tende a focar em tecnologias de ponta e atualidades, tanto nas áreas de software quanto de hardware.

Você também pode gostar

Veja os melhores aplicativos para assistir críquete

Veja os melhores aplicativos para assistir críquete

Para quem não pode assistir críquete diretamente do estádio, uma excelente opção são os aplicativos. Sabe aquela emoção de sentir um esporte emocionante e cheio de suspense com cada lance podendo mudar drasticamente a ...
Continue lendo →
Aplicativos de monitoramento de estresse- aliados da saúde mental

Aplicativos de monitoramento de estresse: aliados da saúde mental

Os aplicativos de monitoramento de estresse são grandes aliados em nossa rotina diária. É inegável que, à medida que o tempo passa, nos tornamos mais estressados com problemas pessoais, profissionais e até financeiros. Anúncios ...
Continue lendo →
Veja os melhores aplicativos de campeonatos de futebol amador

Veja os melhores aplicativos de campeonatos de futebol amador

Você sabia que os aplicativos de campeonatos de futebol amador são perfeitos para você se divertir de forma mais organizada? Por exemplo, com esses apps, você consegue criar novos jogos e adicionar detalhes de ...
Continue lendo →