Dicas para proteger sua conta do Gmail contra hackers - MobileFreeAPP

Dicas para proteger sua conta do Gmail contra hackers

Segurança em primeiro lugar: aprenda como proteger sua conta do Gmail contra hackers

Usar e-mail faz parte da rotina de quase todas as pessoas. Nele, recebemos propostas de trabalho, comunicações empresariais, confirmação de login e até exames médicos. Por isso, neste artigo, vamos compartilhar diversas dicas para proteger sua conta do Gmail contra hackers! 

Anúncios

Todas as informações comunicadas por email, se caírem em mãos erradas, podem causar um grande estrago na sua vida pessoal e financeira. Um hacker, sabendo da sua proposta de trabalho, pode se passar pela empresa e pedir a confirmação do seu endereço, por exemplo. Na internet, todo o cuidado é necessário para que seus dados fiquem sempre protegidos!

Conheça o comportamento dos hackers

Imagem: Pexels

Anúncios

A primeira dica para se proteger contra hackers é conhecer o comportamento deles. Toda a comunicação por e-mail que você receber com um tom de ameaça ou urgência, suspeite. Geralmente os e-mails comprometidos possuem remetentes desconhecidos ou links solicitando algumas informações como endereço, nome completo ou dados bancários.  

Fique atento também se esses e-mails pedirem para que você faça download de algum arquivo que não estava esperando. Isso porque esses arquivos podem espionar seus movimentos nos dispositivos e capturar dados em tempo real. Esses detalhes podem indicar que o remetente é um hacker aguardando o seu deslize para coletar suas informações!

Anúncios

Leia Mais: Como Criar um Endereço de Email Grátis

Conta do Gmail não é só email

Uma conta Gmail, é uma conta Google. Sendo assim, com ela, você também possui serviços como drive, Google Meet e Agenda. Sabendo que existe uma infinidade de serviços que o Google pode oferecer, tudo através de seu email, fica claro que proteger sua conta nas demais plataformas começa com ele. 

É importante ter consciência de que se um hacker tiver acesso ao seu email, ele pode usufruir de todos esses serviços. Fique atento também na sincronização desses aplicativos no seu celular. Além disso, é importante controlar quais dados você está subindo para o Google Drive ou Google Photos, por exemplo.

Principais dicas para proteger sua conta do Gmail 

Entendendo a dimensão da conta do Gmail e também o comportamento dos hackers,vamos descrever uma série de dicas para que você tenha, de fato, uma boa proteção na sua conta. Fique de olho e aplique detalhadamente as dicas abaixo para que funcione corretamente para você!

Utilização de senhas fortes

Existe um tipo de ataque que se chama “Força Bruta”. O Hacker utiliza um bot para tentar sua senha milhões de vezes ao longo do dia. Se ela for fácil, rapidamente será descoberta. 

Para ter uma senha forte, utilize caracteres especiais como “$%&*@#$” números sem uma  ordem exata, letras maiúsculas e minúsculas. Lembre-se também de não utilizar informações conhecidas como sua data de nascimento, seu nome, de familiares ou amigos. 

Verificação de duas etapas

A verificação de duas etapas funciona como uma “segunda senha”. Mesmo que o hacker descubra sua palavra-chave, será necessário um outro fator de autenticação para acessar seu email, trazendo uma camada a mais de segurança para a sua conta do Gmail.

Atualmente, existem diversas formas de utilizar a verificação de duas etapas: a mais conhecida é o Google Auth. Essa solução do Google, pode ser habilitada na sua conta, clicando em “Gerenciar sua Conta Google” e depois pesquisando pelo termo: “Verificação em duas etapas”.Tornando sua conta mais segura contra invasões!

Nunca compartilhe sua senha com ninguém

Isso parece ser bem óbvio, não é mesmo? Mas quem nunca compartilhou a conta com alguém? O problema não está em confiar em sua família ou em amigos, mas sim no nível de segurança e entendimento que essas pessoas possuem com o computador ou celular delas.  

Por exemplo, se um PC possuir um vírus capaz de criptografar as informações e a sua conta Google estiver conectada, existe uma enorme chance de seu email também ser criptografado e suas informações serem perdidas! Com isso, você pode concluir que é sempre melhor evitar compartilhar senhas. 

Sempre reveja as permissões da conta

A conta do Gmail é capaz de se conectar em diversos outros aplicativos, como o Pinterest, Duolingo ou o Figma, por exemplo. Sempre reveja as permissões concedidas a esses apps e delete as que não fazem sentido estarem lá. 

Softwares maliciosos podem conectar sua conta do Gmail e ter acesso a todos os seus dados. Além disso, se ocorrer um ataque hacker a algum aplicativo conectado, também pode afetar a disponibilidade da sua conta. Sendo assim, eles podem trocar a senha para a recuperação, fazendo que seja impossível de você fazer login. 

Utilize um antivírus conhecido

O antivírus pode proteger seu computador, celular e também sua conta do Gmail. Esse software pode fazer varreduras nos seus dispositivos e identificar possíveis falhas de segurança ou arquivos maliciosos. 

Utilize um antivírus conhecido como o Kaspersky, que oferece uma segurança cibernética de ponta para todos os usuários. Outra opção é o Norton 360, ele inclui o próprio antivírus, firewall e proteção contra phishing e backup online.

Cuidado com o phishing

O Phishing é a forma mais comum de golpes atualmente. Esse tipo de ataque cibernético oferece iscas para os usuários, como prêmios em dinheiro. Em troca, o usuário precisa preencher dados pessoais, como cartão de crédito ou endereço residencial. 

A chave para proteger sua conta do Gmail é não clicar em links suspeitos de remetentes desconhecidos, principalmente quando houver urgência ou tom de ameaça nesses emails recebidos

Pronto para deixar sua conta ainda mais segura? 

Com todas as dicas acima e o conhecimento sobre o comportamento dos hackers, te dará uma tranquilidade ao proteger sua conta do Gmail. Aproveite para colocar em prática, além de ensinar todos ao seu redor como proteger suas contas. 

Não esqueça também de estudar as tendências de golpes utilizando novas tecnologias como a inteligência artificial, pode te livrar de futuras dores de cabeça. 

Compartilhar:

Foto do autor

Sabrina Martins

Sabrina Martins é uma experiente conteudista e curadora de conteúdo, com uma sólida trajetória no cenário blockchain brasileiro. Com uma carreira marcante em portais renomados do setor, ela se destaca como uma das redatoras cripto mais influentes do país. Além disso, Sabrina é apaixonada pelo setor de tecnologias como metaverso e NFTs.

Você também pode gostar

Aplicativos para Reconhecer Canto de Pássaros

Os aplicativos para reconhecer canto de pássaros funcionam através de inteligência artificial. Eles são treinados em uma enorme base de dados de sons de aves, o que permite que eles identifiquem com precisão as ...
Continue lendo →
Aplicativo mostra você em diferentes épocas históricas

Aplicativo mostra você em diferentes épocas históricas

Você já se perguntou como seria sua aparência na década de 80? E no período colonial? Será que você teria uma beleza clássica? E como seria como um lorde feudal? Para descobrir, basta usar ...
Continue lendo →
Aplicativos para mudar a cor das suas fotos e vídeos

Aplicativos para mudar a cor das suas Fotos e Vídeos

Você quer mudar a cor do fundo ou de uma das suas peças de roupas em uma foto? Quer dar mais cor para os seus vídeos e experimentar novas edições? Deseja transformar seus materiais ...
Continue lendo →