Você deve estar se perguntando como cultivar plantas medicinais no jardim de casa, ou até mesmo pensando consigo mesmo, quais as plantas medicinais posso cultivar?
Anúncios
Saiba que existem várias ervas medicinais para cultivar, como por exemplo: cultivo de camomila, de alho, de gengibre, de ginseng, de aloe vera, de pimenta e o cultivo de gingko.
No entanto, o medo de não ter tempo suficiente para cuidar dessas plantas medicinais em casa e o fato de não possuir um espaço adequado para o seu cultivo são alguns dos problemas enfrentados por aqueles que gostam de cultivar essas ervas. Só que nesse artigo, esses não serão mais problemas para você.
Anúncios
Conheça as plantas medicinais que você pode cultivar em casa
Hoje em dia, é muito fácil cultivar ervas medicinais em casa. Afinal, você tem em suas mãos smartphones que facilmente mostram guias de plantas medicinais comuns e dicas de como cultivar plantas medicinais. Além disso, você também consegue encontrar na internet um passo a passo completo de como fazer jardinagem de plantas medicinais para iniciantes.
Neste artigo, separamos o melhor desses dois mundos para te mostrar quais são as melhores plantas medicinais para você cultivar em sua própria casa. Até mesmo se preferir o cultivo de plantas medicinais em vasos, para você fazer as melhores receitas de chás medicinais.
Anúncios
Você vai gostar de ver também: Guia de chás naturais e seus benefícios para a saúde
1. Camomila
A camomila é uma erva medicinal que pode ser facilmente cultivada em casa e que te ajudará a ter boas noites de sono. Veja alguns dos principais benefícios da camomila para a nossa saúde:
- Alivia o estresse;
- Um poderoso calmante natural;
- Fortalecimento do sistema cardiovascular;
- Promove a saúde da pele;
- Relaxante muscular.
Cultivar um pé de camomila em casa é uma maneira simples de deixar o seu jardim com uma sensação de leveza e tranquilidade. Toda vez que estiver cansado ou estressado, vá até o seu jardim de folhas medicinais e colha uma camomila para fazer o seu chá de ervas.
2. Aloe Vera
O Aloe Vera é mais conhecido em alguns lugares pelo nome de “babosa”. Essa planta está em quase todos os jardins daqueles que amam plantar ervas medicinais em casa. Ela é muito famosa pelos benefícios que oferece à nossa saúde. Veja os principais deles:
- Estimular o crescimento do cabelo;
- Eliminar a caspa;
- Evitar infecções na pele como queimaduras e irritações;
- Combater as rugas;
- Controlar a diabetes.
Essa erva medicinal pode ser facilmente cultivada em vaso dentro de casa ou até mesmo plantada em solo normal, suportando as mais diversas temperaturas. Quando se tem uma planta medicinal dessas no jardim de casa, a sua pele e seu organismo agradecem.
3. Alho
O alho, além de ser uma planta medicinal com muitos benefícios à saúde e bem-estar do nosso organismo, também é um delicioso tempero usado em todo o mundo. Mas, quais os benefícios de consumir o alho todos os dias, seja cru ou como tempero em nossos alimentos? Vejamos os principais:
- Poderoso anti-inflamatório natural;
- Ajuda a combater o colesterol;
- Regula a pressão sanguínea;
- Combate fungos e bactérias no organismo;
- Protege o coração.
O cultivo de alho em casa, seja em jardins ou em vasos dentro de algum ambiente, é muito importante para a sua saúde ou para dar sabor aos seus alimentos.
4. Gengibre
Quem nunca experimentou um pedacinho de gengibre misturado com limão e mel para aliviar infecções na garganta? Essa erva medicinal é conhecida no mundo todo pelos seus recursos e benefícios que podem ser essenciais em alguns casos para a nossa saúde. Conheça os principais benefícios do gengibre:
- Combater infecções;
- Equilibrar a pressão arterial;
- Ajudar a emagrecer;
- Melhorar náuseas e vômitos;
- Combater azia e gases intestinais.
Agora que você já sabe que o gengibre tem todas essas funções, que tal cultivá-lo no jardim de sua casa? Com certeza, ao ter uma planta medicinal dessa, você vai melhorar a saúde e o bem-estar do seu corpo.
5. Ginseng
Em quinto lugar e o que não pode faltar em seu lindo jardim de plantas medicinais é o ginseng. Essa planta medicinal é muito parecida em sua fisionomia com o gengibre, o que define uma da outra são as suas raízes como fios de cabelo. O ginseng também possui muitos benefícios à nossa saúde. Veja os principais deles agora:
- Reduz estresse e o cansaço físico e mental;
- Aumenta da disposição para atividades diárias;
- Melhora no desempenho sexual;
- Propriedades Anti-inflamatórias;
- Melhora do humor.
Agora que você já tem uma noção do poder do ginseng, com certeza vai querer ter um desses plantados no seu jardim de ervas medicinais. Você pode plantá-lo em terra firme como também em vasos bem espaçosos e com boa drenagem.
6. Pimenta
Quem nunca usou pimenta para dar um toque de sabor especial ao alimento? Mas, você sabia que a pimenta também pode ser um poderoso chá medicinal? Além de ser um grande amigo dos chefs de cozinha, ela ainda possui benefícios para a nossa saúde, dentre eles:
- Auxilia no emagrecimento
- Aumenta a libido
- Fortalece o sistema imunológico
- Melhora a saúde do coração
- Regula o açúcar no sangue
Depois de saber desses cinco benefícios, você vai comprar sementes de pimentas para plantar em seu jardim de ervas medicinais. Você pode plantar um pé de pimenta em vasos e deixar tanto dentro de casa como fora.
Cuide de si mesmo plantando ervas medicinais em casa
Ter um jardim de plantas medicinais em casa é uma das melhores coisas que você pode fazer para as suas receitas de chás. Cuidar da nossa saúde é sempre muito importante. Por isso, aproveite os benefícios da natureza a seu favor.