Aplicativos de diário alimentar para uma dieta de sucesso - MobileFreeAPP

Aplicativos de diário alimentar para uma dieta de sucesso

Use um dos aplicativos de diário alimentar para transformar sua alimentação e sua dieta

Nos dias de hoje, muitas pessoas estão buscando uma dieta que funcione. Isso ocorre por diversas razões, como sobrepeso ou um dos vários outros problemas de saúde relacionados à má alimentação. Apesar das dificuldades, existem muitas maneiras de ter sucesso nessa jornada; no entanto, algo que pode auxiliar muito são aplicativos, como os de diário alimentar, dieta e exercícios.

Anúncios

Com eles, fica muito mais fácil gerenciar o que comemos em nosso dia a dia, e com isso ter melhor controle sobre os nutrientes que ingerimos. Quer você trabalhe de casa ou em um escritório, dificilmente sobra tempo para cozinhar suas próprias refeições.

Considerando que dietas restritivas tradicionais não trazem benefícios duradouros, passar por uma reeducação alimentar é o recomendado. Entender os nutrientes e o valor calórico de cada alimento é muito importante nesse processo, pois só assim você pode entender realmente o quanto está comendo e a qualidade do seu prato. E nisso, os aplicativos de nossa lista irão ajudar muito!

Anúncios

Leia também: Melhores aplicativos para medir Diabetes

Por que usar um aplicativo de diário alimentar?

Reeducação alimentar significa uma mudança nos hábitos alimentares a longo prazo, onde se aprende a escolher alimentos mais saudáveis e nutritivos, em detrimento de outros. Não significa privar-se de alimentos que você gosta, mas sim impor limites aos alimentos que não são favoráveis aos seus objetivos e ingerir em maior quantidade alimentos que são melhores para você.

Anúncios

Ter um diário alimentar ajuda a perceber o que você está comendo diariamente, e, assim, substituir aos poucos alguns alimentos por outros, até chegar em uma rotina que faça você perder os quilinhos extras que tanto deseja, melhorando também sua saúde física e mental. Como essa tarefa exige bastante disciplina, existem apps que podem facilitar a sua vida e vamos falar sobre eles abaixo neste artigo.

1. MyFitnessPal

MyFitnessPal aplicativos diário alimentar

Imagem: App Store

O MyFitnessPal possui uma extensa lista de alimentos e seus valores nutricionais. No diário, você pode adicionar todas as suas refeições, assim como exercícios físicos realizados. O aplicativo também te ajuda a estabelecer uma meta de quantas calorias você deveria consumir por dia, dependendo do seu objetivo. Entretanto, a ajuda de um nutricionista é indicada para uma análise mais completa e, assim, a definição de uma meta ajustada para você.

No fim do dia, o MyFitnessPal te dá uma estimativa de como o seu peso irá se manter ou alterar nas próximas cinco semanas, se você consumisse a mesma quantidade de calorias todos os dias. Então, você pode pesquisar alimentos para a substituição do seu cardápio, evitando ultrapassar o limite de calorias, e assim não precisar comer o mesmo todos os dias. O aplicativo é gratuito.

O MyFitnessPal está disponível para Android e iOS.

2. FatSecret

FatSecret aplicativos diário alimentar

Imagem: App Store

O FatSecret é um aplicativo similar ao anterior, que também estipula um número de calorias diária que você deve manter para alcançar um objetivo, dependendo do seu peso atual. Também possui um banco de dados com alimentos e restaurantes para checagem de calorias. Além disso, é possível cadastrar novos alimentos a partir do código de barras do produto específico.

Outra funcionalidade esperada para os aplicativos da lista é o diário alimentar para monitoramento de refeições e atividades físicas, que o FatSecret também oferece. Ao se cadastrar no app, você pode mantê-lo sincronizado em qualquer dispositivo. Ele traz diário, relatórios, calendários, integração com Google Fit, Samsung Health, Fitbit e Apple Health para melhor monitoramento. Esta é outra opção gratuita.

O FatSecret está disponível para Android e iOS.

3. TecnoNutri

TecnoNutri

Imagem: App Store

Além de ajudar na perda de peso, o TecnoNutri também tem outras funcionalidades interessantes para a saúde, como auxílio no tratamento de doenças ou aumento de massa muscular. Além da contagem de calorias, o aplicativo fornece análise nutricional sobre cada alimento, ajudando a escolher os melhores para cada meta.

A ferramenta de diário alimentar de refeições também está presente no app, ajudando a acompanhar sua evolução ao longo do tempo. Com base em sua meta, ele indicará uma quantidade de calorias para cada refeição, além de lembrá-lo de tomar uma quantidade adequada de água.

O TecnoNutri está disponível para Android e iOS.

4. Lifesum

Lifesum aplicativos diário alimentar

Imagem: App Store

O Lifesum, aplicativo que já foi eleito como o melhor app de dieta pela Apple, tem sua maior vantagem em uma interface extremamente simples de usar. Ele é similar aos outros: crie um perfil, insira os seus dados, suas refeições diárias, exercício físico e uma meta a ser alcançada. Dessa forma, você pode monitorar os nutrientes que consome e sua evolução em peso e medidas.

Uma desvantagem do Lifesum, se comparado aos outros aplicativos de diário alimentar, é que, para acessar funcionalidades mais avançadas, como dieta sob medida, é preciso assinar o serviço Gold. Na verdade, a versão gratuita é limitada a salvar itens favoritos, monitorar as medidas do corpo, alguma integração com monitores de saúde e poucas estatísticas.

O Lifesum está disponível para Android e iOS.

5. Dietbox

Dietbox

Imagem: App Store

Finalizando a lista de aplicativos de diário alimentar, temos o Dietbox, cujo maior diferencial é que você pode ter diretamente a ajuda de um nutricionista cadastrado para auxiliá-lo a montar um cardápio ajustado para às suas necessidades. O objetivo do aplicativo é conectar profissionais e usuários, e ele possui ferramentas avançadas de análise nutricional e avaliação personalizada.

Além disso, o app manda notificações para que você não perca o horário das refeições, ajudando assim o usuário a manter o foco no programa. O aplicativo também possui o sistema de diário alimentar de refeições e calorias. É também um ótimo aplicativo para os profissionais da área de nutrição.

O Dietbox está disponível para Android e iOS.

E então, está pronto para uma mudança de hábitos?

Em 2020, 38% da população mundial já estava dentro da taxa de obesidade. Em 2035, estatísticas dizem que esse número passará a ser 50%. Além disso, doenças como diabetes só crescem em número no mundo inteiro, por conta dos mesmos motivos relacionados a uma nutrição de pouca qualidade, excesso de açúcar, gordura e carboidratos.

O avanço da idade dificulta mais ainda a mudança de hábito. Por isso, quanto mais cedo você se dedicar a uma mudança gradual, menos difícil será, e os resultados na sua saúde também virão mais cedo, beneficiando seu bem estar e qualidade de vida.

O controle da alimentação certamente não é fácil, como mostram os números das pesquisas. No entanto, o uso de alguns aplicativos pode auxiliar bastante nessa tarefa difícil e ser a ajuda extra para sua mudança definitiva.

Compartilhar:

foto do autor

Sophia Silva

Sophia Silva é uma redatora que escreve há mais de 5 anos a respeito de tecnologia. Atualmente, tende a focar em tecnologias de ponta e atualidades, tanto nas áreas de software quanto de hardware.

Você também pode gostar

Gemini Google: Aplicativo de Inteligência Artificial

Em 2023, o Google lançou um novo modelo de inteligência artificial chamado Gemini Google. Com essa inovação tecnológica, a promessa é que plataformas como o Chat GPT e o Bing tenham uma competição mais ...
Continue lendo →
Como colocar imagens com música no WhatsApp?

Como colocar imagens com música no WhatsApp?

Você quer colocar imagens com música no WhatsApp, mas não sabe por onde começar? Fica em dúvida se está fazendo do jeito certo quando quer compartilhar com seus amigos? Precisa de uma ajuda na ...
Continue lendo →
Aplicativos para mudar a cor do cabelo

Aplicativos para mudar a cor do cabelo

Você quer mudar a cor do seu cabelo, mas não sabe qual é a melhor tonalidade? Quer experimentar novos estilos sem passar pela química e mudança drástica de uma vez? Então você precisa conhecer ...
Continue lendo →