Aplicativos de leitura de notícias e artigos via RSS

Use os aplicativos de leitura via RSS e tenha acesso a todas as fontes de informações em um só lugar

Hoje em dia, a internet está sobrecarregada de informações, o que dificulta o seu uso. Afinal, não há como manter o foco nas notícias se há propagandas e poluição visual em todo lugar. Para tornar essa experiência mais agradável, existem aplicativos de leitura por RSS.

Anúncios

Esta é uma tecnologia bastante antiga, mas muito útil. Com ela, notícias e artigos de todas as áreas são mostrados em um único lugar, chamado de feed. Assim, torna-se mais fácil focar no que realmente importa.

Quais os melhores aplicativos de leitura via RSS?

Todos os aplicativos mencionados nesta lista oferecem funcionalidades completas e boa usabilidade. Com eles, você pode configurar sua feed RSS para receber notícias de tecnologia (ou de qualquer outra área) de muitos sites diferentes.

Anúncios

1. Inoreader

Inoreader aplicativos leitura RSSImagem: App Store

Em primeiro lugar, temos o Inoreader, um aplicativo que oferece funcionalidades para todo tipo de usuário. Com ele, você pode até mesmo criar pastas offline para acessar o conteúdo desejado mais tarde, quando não tiver internet. É possível se inscrever em feeds RSS, mas também em páginas de redes sociais e podcasts. Assim, todas as informações nas quais você se interessa são centralizadas em um único lugar, sejam elas notícias locais ou nacionais.

Anúncios

No aplicativo, também é possível monitorar palavras-chave específicas para receber todas as notícias relevantes. Entre as ferramentas avançadas, estão as de automação para criar regras e filtrar conteúdos, além da personalização de toda a interface com layouts e temas. Adicionalmente, você pode usar o app para traduzir artigos acadêmicos automaticamente para o seu idioma e fazer anotações sobre os pontos mais importantes do que está lendo.

O Inoreader está disponível na Play Store para Android e na App Store para iOS.

Leia também: 5 Aplicativos incríveis de gestão de tempo

2. NewsBlur

NewsBlur aplicativos leitura RSSImagem: App Store

O NewsBlur é uma opção mais simples, porém muito eficaz, para quem busca aplicativos de leitura de notícias e artigos em RSS. Um de seus principais atrativos é a interface básica e retrô, ideal para quem deseja fugir da estética sobrecarregada dos dias atuais. Você também pode filtrar para encontrar os conteúdos que lhe interessam, recebendo apenas notícias do UFC ou notícias financeiras, por exemplo.

Com o aplicativo, você pode se inscrever em todos os tipos de feeds, incluindo boletins, e ler artigos completos. Ele ainda traz integração com o IFTTT para simplificar o uso e monitora alterações em notícias e artigos se eles forem atualizados. Você também pode ler offline e participar de comunidades de pessoas que compartilham os mesmos interesses. Dessa forma, você consegue conferir notícias ao vivo e interagir com pessoas que pensam como você!

O Newsblur está disponível na Play Store para Android e na App Store para iOS.

3. Reeder 5

Reeder 5 aplicativos leitura RSSImagem: App Store

Um dos melhores aplicativos da lista é o Reeder 5, trazendo diversas ferramentas avançadas. Com ele, você pode manter o controle sobre as notícias e artigos que lê, além de sincronizar todas as suas feeds e artigos com o iCloud. O app mantém todas as feeds atualizadas com facilidade. Outra vantagem da plataforma é a possibilidade de armazenar artigos para ler mais tarde.

O aplicativo traz um método de leitura chamado de Leitura Biônica, que promete ajudar seus leitores a lerem com maior foco e menos distração. Adicionalmente, oferece widgets para ver apenas itens de feeds, pastas, buscas e categorias. Com ele, é possível, ainda, marcar itens como lidos enquanto está navegando e usar um modo de leitura que remove todas as distrações das páginas que vai acessar.

O Reeder 5 está disponível apenas na App Store para iOS.

4. Feedly

Feedly Imagem: App Store

O Feedly é um dos aplicativos de leitura de RSS mais populares, oferecendo muitas vantagens. Primeiramente, possui uma interface limpa, bonita e simples de usar, além de ferramentas de busca robustas. Desta forma, você pode organizar, ler e compartilhar as informações necessárias para nunca ficar para trás nas novidades. Todo o seu conteúdo pode ser acessado em um formato sem distrações.

Como este aplicativo está conectado com mais de 40 milhões de feeds, você pode se aprofundar e encontrar conteúdos bem específicos e diferentes. Para adicionar uma nova feed, basta inserir a URL dela ou buscar o nome que deseja encontrar. Ele oferece integração com muitas outras plataformas, incluindo redes sociais, IFTTT e o Zapier. Um de seus pontos negativos é que a versão gratuita é repleta de propagandas.

O Feedly está disponível na Play Store para Android e na App Store para iOS.

5. Feeder

Feeder Imagem: App Store

Por fim, o Feeder é outro leitor de RSS simples, mas completo. Ao contrário do Feedly, ele traz uma versão gratuita inteiramente sem propagandas. Desta forma, você pode consumir os conteúdos que desejar sem as distrações que elas trazem. Ele funciona com quase qualquer fonte na internet, incluindo artigos revisados cientificamente, artigos do Google Acadêmico, blogs e sites de notícias.

Para que você sempre tenha acesso às últimas notícias de qualquer assunto, o app envia notificações sempre que alguma surgir. É possível configurar filtros de palavras-chave para receber apenas coisas que lhe interessam, como notícias do mercado de ações e notícias do esporte, por exemplo. Além disso, é possível usar o app para editar as feeds e pastas e compartilhar publicações, tudo de uma maneira bonita e fácil de navegar.

O Feeder está disponível na Play Store para Android e na App Store para iOS.

Leia online sem distrações

Usando os aplicativos de leitura via RSS, você pode ler notícias que lhe interessam com facilidade, tudo em um único lugar. Por exemplo, ao se inscrever em uma feed de notícias financeiras, você recebe novidades de muitos sites diferentes no app! Assim, fica fácil se manter atualizado sobre os assuntos que gosta.

Compartilhar:

foto do autor

Sophia Silva

Sophia Silva é uma redatora que escreve há mais de 5 anos a respeito de tecnologia. Atualmente, tende a focar em tecnologias de ponta e atualidades, tanto nas áreas de software quanto de hardware.

Você também pode gostar

Veja os melhores aplicativos para assistir críquete

Veja os melhores aplicativos para assistir críquete

Para quem não pode assistir críquete diretamente do estádio, uma excelente opção são os aplicativos. Sabe aquela emoção de sentir um esporte emocionante e cheio de suspense com cada lance podendo mudar drasticamente a ...
Continue lendo →
Aplicativos de monitoramento de estresse- aliados da saúde mental

Aplicativos de monitoramento de estresse: aliados da saúde mental

Os aplicativos de monitoramento de estresse são grandes aliados em nossa rotina diária. É inegável que, à medida que o tempo passa, nos tornamos mais estressados com problemas pessoais, profissionais e até financeiros. Anúncios ...
Continue lendo →
Veja os melhores aplicativos de campeonatos de futebol amador

Veja os melhores aplicativos de campeonatos de futebol amador

Você sabia que os aplicativos de campeonatos de futebol amador são perfeitos para você se divertir de forma mais organizada? Por exemplo, com esses apps, você consegue criar novos jogos e adicionar detalhes de ...
Continue lendo →