Criando uma rotina matinal para ter sucesso e mais bem-estar - MobileFreeAPP

Criando uma rotina matinal para ter sucesso e mais bem-estar

Se sinta melhor no dia a dia ao seguir as nossas dicas para criar uma rotina matinal eficiente

Você gostaria de ter uma rotina matinal mais regrada e produtiva? Sua manhã é sempre arruinada pela vagarosidade e pela procrastinação, e você sente que perde tempo com isso e gostaria de mudar seus hábitos? Então, são necessárias algumas mudanças para cuidar melhor do seu dia a dia, como realizar uma higiene do sono, por exemplo, algo sobre o qual falaremos mais adiante.

Anúncios

Mas, junto a isso, também é importante seguir algumas regras no início do dia para ser mais produtivo. Leia este artigo e descubra como criar uma rotina matinal de sucesso para que você consiga lidar com a demanda diária e evoluir na sua vida pessoal e profissional.

Por que realizar uma rotina matinal?

Criar hábitos saudáveis é um processo desafiador que requer tempo, esforço e dedicação. É preciso paciência para diminuir os maus hábitos e construir novos comportamentos mais positivos.

Anúncios

Para aproveitar ao máximo o seu dia, é importante começar bem a manhã. Isso significa acordar cedo, definir prioridades e evitar distrações.

Se coloque em movimento desde o início

A ideia é estabelecer algumas tarefas simples para o início da manhã e cumpri-las com agilidade. Dessa forma, você se colocará em movimento e conseguirá utilizar o “embalo” para fazer mais coisas. Comece o dia com algo produtivo, e esse será o alicerce para criar um hábito.

Anúncios

Terminar tarefas libera uma sensação de realização que lhe trará mais energia e bem-estar para continuar fazendo coisas produtivas durante o dia. Além disso, elimine das suas manhãs comportamentos que estão arruinando a criação de uma rotina matinal de sucesso.

Leia também: Aplicativos para cuidar da saúde ocular com exercícios e dicas

Os hábitos que destroem nossa rotina matinal

não use celular na cama para criar uma rotina matinal boa Imagem: Unsplash

Alguns hábitos estão sempre ligados à nossa falta de produtividade e desatenção diária. Esses hábitos podem levá-lo à perda de energia e a um ciclo de desorganização.

  • Usar o celular: Usar o celular imediatamente após acordar é o caminho mais rápido para o fracasso do seu dia. É muito comum ficarmos presos às notificações e aos feeds infinitos das redes sociais e, com isso, perder muito mais tempo do que gostaríamos.
  • Abusar da função soneca: Acordar sempre no mesmo horário é importantíssimo para o nosso relógio biológico funcionar corretamente e para seguirmos uma rotina saudável. Não fique adiando sua hora de acordar. Em vez de ficar dormindo mais 10 minutos, se organize para dormir mais cedo.
  • Descuido com a alimentação: É importante ter um café da manhã nutritivo, o que depende muito de seu estilo de vida. Independente das suas escolhas de consumo, ter uma boa nutrição no início do dia é fundamental para o seu cérebro funcionar bem e para ter energia nas próximas horas.

Determine a quantidade de sono com sabedoria

O sono acumulado é um dos maiores fatores para a diminuição da produtividade e o comprometimento da saúde. Para calcular a quantidade ideal de sono, você precisa levar em consideração as suas necessidades, assim como o tempo disponível. Um ciclo de sono completo dura em média 90 minutos, e, conforme a noite avança, os ciclos podem se tornar um pouco mais longos.

Calcule o tempo que demora para adormecer. Então, calcule ciclos de 90 minutos a partir disso. O mínimo de sono necessário para uma pessoa funcionar é 4 horas e 30 minutos, e você não deve dormir menos que isso, mesmo se for do tipo de pessoa que não precisa dormir muito. O máximo de sono diário indicado é 9 horas. Se precisar de mais, pode ser indicativo de algum problema de sono.

Para saber mais sobre o seu sono, obtendo todo tipo de informação, utilize um aplicativo como o Sleepzy. Ele identifica os seus ciclos de sono durante a noite a partir do uso do microfone. Ele também capta sons que o atrapalham e possui um despertador inteligente que o acordará na sua fase mais leve de sono.

O Sleepzy está disponível para Android e iOS.

rotina matinal sleepzyFonte: App Store

Higiene do sono

A higiene do sono é muito importante para dormir bem, acordar facilmente e para a consistência de uma rotina.

  • Diminua a luminosidade ao anoitecer – Evite o uso de telas quando já está deitado. Se não consegue deixar de usar o celular, ao menos configure para que tenha menos brilho.
  • Pratique exercícios físicos com regularidade – Se você não tem muito tempo disponível, apenas 10 minutos de algum exercício aeróbico já pode ajudar bastante com a regulação do sono e trazer outros benefícios à saúde.
  • Se exponha à luz do sol ao acordar – Mesmo que seja somente abrindo as janelas ao despertar, ou fazendo seu café da manhã próximo à luz. A luz solar regula nosso sistema e é importantíssima para uma rotina matinal.
  • Cuide do excesso de cafeína e bebidas alcoólicas – Cafeína ou bebida alcoólicas não devem ser ingeridas no final do dia. A cafeína nos deixa ligados demais para pegar no sono, e as bebidas alcoólicas, apesar de relaxarem, fazem com que nosso sono seja leve demais e não alcance os estágios profundos.
  • Cuide da ingestão de líquidos – Controle a ingestão de líquidos para que você não beba demais nas últimas horas do dia. Se ingerir demais, acordará para ir ao banheiro. Se for dormir com sede, acordará para beber água.

E então, consegue seguir essas dicas para melhorar sua rotina matinal?

Uma boa rotina matinal é o ponto de partida para uma grande mudança. Começar o dia com disposição é a chave para a produtividade e obter os resultados que você quer.

Depois disso, ainda temos o dia inteiro pela frente para lidar, então é importante ter energia e boa saúde. Outros hábitos também são indispensáveis, como o controle do estresse. Entretanto, mude pouco a pouco; comece por uma boa estrutura pela manhã e, então, o resto será mais fácil.

Compartilhar:

foto do autor

Sophia Silva

Sophia Silva é uma redatora que escreve há mais de 5 anos a respeito de tecnologia. Atualmente, tende a focar em tecnologias de ponta e atualidades, tanto nas áreas de software quanto de hardware.

Você também pode gostar

Aplicativos para Identificar Árvores

Você faz muitas trilhas e passeios ao ar livre? Encontra muitas árvores e plantas diferentes que não conhece? Fica em dúvida se pode encostar ou passar por uma região com muita natureza? Então você ...
Continue lendo →

Aplicativos para mudar a voz no WhatsApp

Você quer experimentar novos efeitos de voz no WhatsApp? Quer experimentar mais recursos no aplicativo de mensagens? Quer se divertir na hora de enviar áudios para os seus contatos? Então você precisa conhecer os ...
Continue lendo →
Aplicativos para simular cirurgia plástica no nariz

Aplicativos para Simular Cirurgia Plástica no Nariz

Você quer experimentar como o seu rosto ficaria com outros formatos de nariz? Está pensando em investir em uma cirurgia plástica, mas quer uma prévia antes? Precisa de ajuda para tomar essa decisão de ...
Continue lendo →