Fotografia Noturna: dicas para fazer boas fotos à noite

Aprenda a fazer fotos à noite muito bonitas com as nossas dicas e eleve o nível de suas fotografias

As câmeras de celulares eram praticamente inúteis se você não estivesse em um ambiente bem iluminado alguns anos atrás. No entanto, hoje em dia, os aparelhos trazem câmeras extremamente capazes, incluindo para fazer fotos à noite e em baixa iluminação. Eles oferecem modos noturnos dedicados que conseguem tirar fotos bem iluminadas e de boa qualidade a qualquer momento.

Anúncios

Com isso, fica muito mais acessível para qualquer um entrar na área de fotografia noturna. Afinal, capturar imagens em ambientes cheios de sombras, contrastes e luzes vibrantes é uma arte muito interessante. Ao mesmo tempo, também traz diversos desafios, já que os sensores precisam ficar abertos por muito tempo para absorver luz suficiente. Então, é preciso ter certos conhecimentos e alguns truques para fazer boas fotos à noite.

Leia também: As melhores câmeras de vigilância Wi-Fi para mais segurança

Anúncios

Aprenda a fazer boas fotos à noite!

Mesmo que seja muito mais fácil capturar imagens em baixa iluminação hoje em dia, ainda não é tão simples. Fotografia noturna envolve saber como usar a luz disponível, além de certas capacidades de edição. Continue lendo e confira as nossas dicas para que você também consiga participar da arte da fotografia noturna.

1. Use o modo noturno

A primeira dica é bastante óbvia. Ainda assim, é importante lembrar de usar o modo noturno do seu smartphone. Existem aparelhos que ativam este recurso automaticamente quando percebem que a iluminação está baixa, enquanto em outros você precisa ativar manualmente. Além disso, o nome do modo noturno é diferente dependendo do seu aparelho, porém é fácil de identificar.

Anúncios

Estes modos otimizam a captura ao emular fotos de longa exposição. Eles funcionam ao usar HDR e outros algoritmos de processamento para fazer diversas fotos em iluminações diferentes. Então, elas são combinadas para formar uma imagem bonita. Infelizmente, de maneira geral, o usuário não tem controle sobre a maior parte das configurações do modo noturno. Tudo é automático, feito pelo aparelho.

2. Aproveite da iluminação

OLRPT Selfie Light fotos à noite

Imagem: Amazon

Por mais que os smartphones mais atuais sejam capazes de fazer fotos à noite que impressionam, ainda é preciso ter alguma luz presente. Se estiver escuro demais, os resultados dificilmente vão ficar bons. Portanto, busque fontes de iluminação para conseguir capturar boas imagens, seja uma natural da lua ou postes em sua rua. Caso não seja possível, você também pode usar alguma fonte própria, como iluminadores LED portáteis.

Um excelente exemplo disso é o OLRPT Selfie Light. Ele pode ser facilmente acoplado ao seu smartphone, tem diferentes modos de iluminação e a bateria dura mais de 2 horas. Nesse dispositivo, também é possível configurar a intensidade da iluminação, com 10 níveis diferentes. Assim, fica muito mais fácil tirar fotos de boa qualidade, mesmo sem muita experiência.

3. Use apenas a câmera principal

Sim, é verdade que praticamente todos os smartphones recentes trazem no mínimo duas câmeras traseiras. Geralmente, além da principal, há uma câmera ultrawide e uma telefoto, que ajudam a tirar fotos em mais situações. Entretanto, a qualidade delas tende a ser bem inferior.

Isso ocorre porque elas têm uma abertura menor e capturam menos luz do que a câmera principal. Portanto, se você quer tirar boas fotos em momentos de baixa iluminação, é recomendado que use apenas a câmera principal.

4. Aprenda a usar o modo Pro

Não é todo celular que tem um modo Pro. Ainda assim, usar este recurso é uma boa maneira de fazer fotos à noite, principalmente para aparelhos que não têm modo noturno. Ele traz uma grande quantidade de funcionalidades para que você configure o resultado final. Por exemplo, você pode ajustar a velocidade do obturador, o ISO, o balanço de branco e a exposição. Inclusive, consegue até controlar o foco manualmente!

Uma grande vantagem do modo Pro é a possibilidade de tirar fotos RAW (sem nenhuma edição ou processamento). Com isso, é necessário que o usuário edite a foto posteriormente em algum programa como o Photoshop. Então, fotos RAW são indicadas para quem tem a disposição de aprender a usar editores ou já os conhece. Combinar a dica anterior com o modo Pro ajuda a capturar imagens ainda melhores.

5. Não trema

insta360 flow fotos à noite

Imagem: Amazon

Importante para tirar fotos a qualquer momento, mas ainda mais em fotos noturnas, é manter o celular estável. Isso ocorre porque os modos noturnos dos aparelhos capturam a imagem por alguns segundos, e quanto mais movimento houver, pior será o resultado. E, embora não seja estritamente necessário usar um tripé ou um gimbal, eles certamente vão ajudar. Caso não tenha esses acessórios, procure algum lugar onde possa apoiar o aparelho durante a foto.

Um tripé, como o EUCOS 62‘, é de grande ajuda caso você queira tirar uma foto parado. Entretanto, é necessário preparo, já que precisa encaixar o seu celular no dispositivo. Uma alternativa que permite mobilidade é usar um gimbal, como o Insta360 Flow. Gimbals são acessórios manuais de estabilização. Com eles, você segura a haste e pode andar e correr sem que o aparelho trema. Portanto, são ideais sobretudo para gravação de vídeos.

6. Edite suas fotos

Para finalizar, a última dica para fazer boas fotos à noite é editá-las. Inclusive, editar todas as fotos que você tira é uma das melhores maneiras de criar resultados impressionantes. Frequentemente, as imagens noturnas são bastante escuras, o que faz com que você queira aumentar a exposição. Entretanto, é bom tomar cuidado com isso, pois elas têm ruído que só piora conforme aumenta esta configuração.

Uma opção interessante é transformar sua foto em preto e branco. Esse estilo funciona surpreendentemente bem para fotos noturnas. Utilize todas as ferramentas que os aplicativos oferecem para que você encontre as que mais lhe agradam. Assim, você vai conseguir obter os resultados que deseja.

Tire fotos a qualquer momento

Uma excelente maneira de capturar uma memória é tirando uma foto. No entanto, fazer boas imagens à noite não é algo tão simples quanto durante o dia, pois apresenta diversos desafios. Por exemplo, é necessário muito mais estabilidade na mão para capturar imagens em momentos de baixa iluminação.

Até recentemente, tirar fotos durante a noite só era possível para quem tivesse uma câmera profissional dedicada e soubesse editá-las. Agora, com um celular bom, qualquer um consegue criar boas fotos noturnas. Ainda assim, existem algumas maneiras de aprimorar tudo o que capturar, que devem ser usadas para obter melhores resultados. Por isso, siga as dicas que passamos neste conteúdo.

Compartilhar:

foto do autor

Sophia Silva

Sophia Silva é uma redatora que escreve há mais de 5 anos a respeito de tecnologia. Atualmente, tende a focar em tecnologias de ponta e atualidades, tanto nas áreas de software quanto de hardware.

Você também pode gostar

Veja os melhores aplicativos para assistir críquete

Veja os melhores aplicativos para assistir críquete

Para quem não pode assistir críquete diretamente do estádio, uma excelente opção são os aplicativos. Sabe aquela emoção de sentir um esporte emocionante e cheio de suspense com cada lance podendo mudar drasticamente a ...
Continue lendo →
Aplicativos de monitoramento de estresse- aliados da saúde mental

Aplicativos de monitoramento de estresse: aliados da saúde mental

Os aplicativos de monitoramento de estresse são grandes aliados em nossa rotina diária. É inegável que, à medida que o tempo passa, nos tornamos mais estressados com problemas pessoais, profissionais e até financeiros. Anúncios ...
Continue lendo →
Veja os melhores aplicativos de campeonatos de futebol amador

Veja os melhores aplicativos de campeonatos de futebol amador

Você sabia que os aplicativos de campeonatos de futebol amador são perfeitos para você se divertir de forma mais organizada? Por exemplo, com esses apps, você consegue criar novos jogos e adicionar detalhes de ...
Continue lendo →