Aplicativos de meditação para melhorar o foco nos estudos - MobileFreeAPP

Aplicativos de meditação para melhorar o foco nos estudos

Descubra os melhores aplicativos de meditação para melhorar o foco e se sentir bem

Se você precisa aumentar a qualidade dos seus estudos e sente que não consegue, invista em práticas de relaxamento e controle de estresse. Muitos aplicativos de meditação estão disponíveis gratuitamente para ajudar pessoas do mundo inteiro com ansiedade e insônia, e assim melhorar a qualidade de vida e o rendimento nos estudos e no trabalho.

Anúncios

Problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, são os mais comuns do século. A maioria das pessoas relata pelo menos algum problema relacionado ao estresse do dia a dia, como insônia, crises de pânico ou incapacidade de agir diante dos problemas. Entretanto, muitos não têm condições de arcar com especialistas para ajudar no assunto. Nesse sentido, alguns aplicativos podem auxiliar em momentos delicados.

Leia também: Melhores aplicativos de música para trabalhar concentrado

Anúncios

Quais os benefícios da meditação?

A meditação é uma prática milenar baseada em um processo de introspecção para o autoconhecimento e melhoria da concentração. Ela é um treinamento para o corpo e para a mente, e existem diversas vertentes do assunto. A maioria das práticas consiste na auto percepção para a compreensão do momento a partir da observação dos nossos pensamentos e emoções através de uma ótica sem julgamento.

Ela tem sido associada, em pesquisas, a uma série de benefícios, como uma melhor gestão do estresse e da ansiedade, melhor qualidade do sono e o aumento da concentração. Além disso, promove a redução de dores crônicas e o aumento da empatia e da compaixão. Isso ocorre porque a prática afeta dois neurotransmissores. Ela reduz os níveis de cortisol, relacionado ao estresse, e aumenta os níveis de serotonina, relacionada ao bem-estar.

Anúncios

1. 5 Minutos – Eu medito

aplicativos de meditação 5 minutos - eu medito

Fonte: App Store

O aplicativo “5 Minutos – Eu Medito” é um app de meditação com usabilidade simples, voltado para quem já tem alguma prática nessa área, mas se atrapalha para manter o hábito em dia. O objetivo dele é lembrá-lo do horário de meditar, para que você não se esqueça de fazer pausas nos seus afazeres, seja estudo ou trabalho.

No app, um “meditômetro” mostra quantas pessoas utilizam a plataforma e quanto tempo de meditação elas já realizaram. Ele também instrui sobre como se preparar para os exercícios e oferece algumas informações gerais sobre saúde e bem-estar mental.

O 5 Minutos – Eu Medito está disponível para Android e iOS.

2. Insight Timer

aplicativos de meditação insight timer

Fonte: App Store

O Insight Timer é um aplicativo extremamente completo para ajudar na meditação. Ele possui mais de 100 mil sons de meditação e relaxamento. Além disso, conta com guias para controlar a ansiedade criados por centenas de profissionais do assunto.

Esta plataforma possui playlists para meditação em grupo, caso você queira realizar a prática com amigos ou familiares. E ainda conta com uma espécie de rede social, onde você pode se conectar com outros usuários de qualquer parte do mundo e meditar em tempo real.

O Insight Timer está disponível para Android e iOS.

3. Sattva

aplicativos de meditação sattva

Fonte: App Store

O Sattva é um dos aplicativos de meditação mais famosos no mundo. Com ele, você pode começar do zero assistindo às playlists da plataforma. Ele disponibiliza exercícios de relaxamento, além de monitorar a sua prática, gerando gráficos para que você possa acompanhar seu desempenho.

Embora o app seja gratuito, muitas funcionalidades só são disponibilizadas na versão paga. Outro empecilho em usar o aplicativo é que o Sattva só possui versão em inglês, o que pode ser um obstáculo caso você não tenha conhecimento no idioma.

O Sattva está disponível para Android e iOS.

4. Calm

aplicativos de meditação calm

Fonte: App Store

O Calm é um aplicativo focado na simplicidade de uso. Sua interface intuitiva e de fácil manuseio é desenvolvida para que usuários que não têm experiência com celulares, ou mesmo com a prática de meditação, possam utilizar seus recursos facilmente.

Este app possui exercícios de reflexão e outras opções, como histórias para dormir, aulas de movimento e sons relaxantes. Ele também é uma ótima ferramenta para quem busca um sono mais tranquilo e exercícios de concentração para atividades diárias, assim como alívio de ansiedade e controle de estresse.

O Calm está disponível para Android e iOS.

5. Zen

zen

Fonte: App Store

O Zen é um dos aplicativos de meditação bastante completo e não se limita apenas às técnicas padrões. Ele possui um programa abrangente de áudios e vídeos de relaxamento para melhoria de insônia, estresse e ansiedade, o que ajuda a melhorar significativamente o rendimento nos estudos, por exemplo.

Além disso, o aplicativo conta com um programa terapêutico para que o usuário possa trabalhar suas fraquezas, ajudando-o a entender o que está sentindo, como tristeza e desmotivação. O objetivo disso é auxiliar na manutenção de mais foco e concentração nas atividades.

O Zen está disponível para Android ou iOS.

6. Meditopia

meditopia

Fonte: App Store

Para finalizar, temos o Meditopia, um aplicativo que tem como foco melhorar a qualidade do sono. Ele possui uma série de contos e narrações com vozes calmas para aliviar o estresse e diminuir o ritmo antes de dormir. Além disso, o app envia diariamente frases que estimulam a paz interior, incentivando o usuário a seguir em frente.

Junto a isso, possui mais de mil meditações guiadas com inúmeros temas, e um espaço onde você pode tomar notas para acompanhar a sua evolução. O aplicativo também envia notificações para a hora de meditar e dormir, incentivando-o a realizar a prática com amigos através de desafios.

O Meditopia está disponível para Android ou iOS.

Comece a meditar para melhorar seus dias

Como a prática da meditação vem sendo repetidamente associada a melhorias na saúde, é difícil encontrar argumentos contra ela, a não ser a própria dificuldade em seguir com o hábito. É nesse cenário que os aplicativos podem te ajudar.

Para meditar, encontre um lugar tranquilo e assuma uma posição confortável. Então, feche os olhos, concentre-se na sua respiração e observe-a, assim como seu corpo, sem julgamento. Se seus pensamentos vagarem, apenas traga-os de volta gradualmente. Medite pelo tempo que conseguir, apenas alguns minutos são suficientes para a inicialização da prática, e com o tempo, você pode aumentar para o que tiver disponível e for capaz.

Com a prática regular desse tipo de exercício, seu corpo, mente e alma se transformarão, e você verá os resultados no dia a dia.

Compartilhar:

foto do autor

Sophia Silva

Sophia Silva é uma redatora que escreve há mais de 5 anos a respeito de tecnologia. Atualmente, tende a focar em tecnologias de ponta e atualidades, tanto nas áreas de software quanto de hardware.

Você também pode gostar

Aplicativo mostra você em diferentes épocas históricas

Aplicativo mostra você em diferentes épocas históricas

Você já se perguntou como seria sua aparência na década de 80? E no período colonial? Será que você teria uma beleza clássica? E como seria como um lorde feudal? Para descobrir, basta usar ...
Continue lendo →
Aplicativos para mudar a cor das suas fotos e vídeos

Aplicativos para mudar a cor das suas Fotos e Vídeos

Você quer mudar a cor do fundo ou de uma das suas peças de roupas em uma foto? Quer dar mais cor para os seus vídeos e experimentar novas edições? Deseja transformar seus materiais ...
Continue lendo →
5 aplicativos do Google para ter no celular

5 Aplicativos do Google para ter no Celular

Você é um usuário dos serviços do Google e está procurando por novas ferramentas? Não conhece os aplicativos do Google? Está querendo melhorar a sua experiência na plataforma? Então você precisa acessar essa super ...
Continue lendo →