Rega eficiente: dicas para economizar água no jardim

Uma gota de água pode fazer a diferença.

Está querendo saber como economizar água no seu jardim? Você tem aquele sistema de irrigação automático em casa, mas percebeu que está na hora de economizar na conta de água do mês? Então esse artgio é para você. 

Anúncios

Ter um jardim em casa é demais. Dá um toque de vida e te conecta com a natureza. Mas isso também significa que você tem que ficar de olho na hora de regar as plantas e cuidar da manutenção. 

Conheça as 8 dicas para economizar água no jardim

Tem muitas formas de economizar água nos canteiros ou no seu jardim. E o legal é que não vai custar nada e ainda ajuda a economizar na conta todo mês. Isso é incrível, pois podemos manter nossas plantas sempre hidratadas e ainda cuidar do solo em questões de acúmulo de água.

Anúncios

Um monte de gente sonha em ter um jardim em casa, mas fica pensando em várias coisas, principalmente no consumo de água. Então, neste artigo, vamos te mostrar algumas maneiras eficientes de cuidar das plantas sem precisar gastar muita água, seja com regador ou sistemas de rega automáticos.

1. Irrigue bem cedo ou no final da tarde

Fonte: Google Imagem/Reprodução

Regar as plantas é importante para deixar seu jardim ou horta bonitos, e a hora que você escolhe pra fazer isso conta muito. Uma boa é regar logo cedinho ou quando o sol estiver se pondo. Esses são os horários perfeitos porque está mais fresquinho, aí a água não evapora rápido e as raízes das plantas aproveitam melhor. 

Anúncios

De manhã, a água dá aquela força para as plantas aguentarem o calorão do dia. Já à tarde, regar ajuda elas a se prepararem para noite sem correr o risco de pegar mofo ou doenças por causa da umidade. Então, escolher a hora certa para dar aquela regada faz toda a diferença para ter um jardim maravilhoso.

Veja também:

2. Adicione o composto orgânico

Fonte: Google Imagem/Reprodução

Se você quer colocar compostos orgânicos no seu jardim de um jeito que funcione bem e ainda te ajude a economizar água, é só seguir algumas dicas bem simples. Primeiro, dá uma conferida se o composto já está todo decomposto antes de jogar ele na terra onde você planta. Quando ele tá maduro assim, é ótimo para dar nutrientes para as suas plantas e ainda ajuda o solo a segurar mais água.

Também, quando for mexer na terra, tente deixar ela bem soltinha e arejada, isso faz com que as raízes das plantinhas cresçam melhor e a água fique no solo de maneira mais eficiente. Ah, e espalhar uns 5 a 10 centímetros de composto orgânico em cima do solo antes de plantar é uma boa ideia para manter a terra úmida e diminuir a frequência que você precisa regar.

3. Deixe a terra dos vasos e canteiros bem fofa

Fonte: Google Imagem/Reprodução

Se você quer conhecer dicas para economizar água com as plantas e ainda ter um jardim bonito, aqui vai uma: capriche na preparação do solo. Ter uma terra bem soltinha e cheia de matéria orgânica é o segredo para as plantas crescerem bonitas sem precisar de muita água. 

Outra dica bem legal é utilizar vasos com rega automática. Esse é um jeito eficiente de regar o jardim e manter a economia na conta de água no final do mês. Seguindo essas dicas, você não só vai poupar água, mas também vai ter um jardim mais forte e bonito, perfeito para cuidar das suas plantinhas preferidas.

4. Não irrigue quando tiver previsão de chuva

economizar água no jardim
Fonte: Google Imagem/Reprodução

É super importante pensar em economizar água no dia a dia. Uma dica é não regar o jardim ou o gramado se estiver para chover. A água é importante e não tem em abundância. Então, não faz sentido a gente gastar água com as plantas se a chuva já vai dar conta disso. 

Além disso, regar as plantas quando já está chovendo pode até ser ruim pra elas. Pode deixar a terra muito úmida, atrapalhar o crescimento e até causar doenças nas plantas. Então, fica de olho na previsão do tempo e ajusta quando você vai regar as plantas. 

5. Reduza a frequência das regas

economizar água no jardim
Fonte: Google Imagem/Reprodução

Dar uma segurada na quantidade de vezes que rega as plantas é importante para ajudar a economizar, ainda mais em lugares que estão sofrendo com falta de água. A gente costuma regar o jardim e as plantinhas mais do que elas realmente precisam, e isso acaba gastando muita água que podia ser economizada. 

Se der uma espaçada nas regas e ficar de olho no que as plantas realmente precisam, você usa a água de um jeito bem mais esperto e ajuda a cuidar desse recurso tão importante para todo mundo. Além de economizar água, essa ideia de regar menos também é ótima para as plantas ficarem mais fortes.

6. Regue bem próximo ao solo

economizar água no jardim
Fonte: Google Imagem/Reprodução

Regar as plantas perto do chão é um jeito bacana de economizar água no seu jardim. Quando você joga a água direto na base das plantas, as raízes absorvem melhor e você não perde tanta água. Isso é importante em lugares onde a água é rara ou em tempos de seca. E tem mais: regar assim também evita que as ervas daninhas cresçam, já que só as plantas que você quer é que vão pegar a água, sem concorrência.

Outro ponto legal de regar perto do solo é que isso ajuda a manter suas plantas longe de doenças. Como as folhas não ficam molhadas, elas têm menos chance de pegar fungos. E, de quebra, você ainda poupa energia, porque não precisa daqueles sistemas de irrigação que gastam muita eletricidade. Então, regar assim, bem pertinho do chão, não só salva água, como também deixa suas plantas saudáveis e ajuda o meio ambiente. 

A rega do jeito certo e economiza tempo e dinheiro

Depois de todas essas dicas valiosas sobre formas de economizar água no jardim, você com certeza vai ter ótimos resultados. Experimente colocar um sistema de plantadores com rega automática em sua casa. Isso vai fazer você abandonar o regador manual e ainda vai te ajudar a economizar seu tempo. Cuide de suas plantas, elas trazem vida para a sua casa.

Compartilhar:

foto do autor

Patrick

O autor é um especialista em tecnologia e aplicativos móveis, reconhecido por sua abordagem singular. Sua escrita mostra inovação e autoridade no vasto universo dos artigos.

Você também pode gostar

Veja os melhores aplicativos para assistir críquete

Veja os melhores aplicativos para assistir críquete

Para quem não pode assistir críquete diretamente do estádio, uma excelente opção são os aplicativos. Sabe aquela emoção de sentir um esporte emocionante e cheio de suspense com cada lance podendo mudar drasticamente a ...
Continue lendo →
Aplicativos de monitoramento de estresse- aliados da saúde mental

Aplicativos de monitoramento de estresse: aliados da saúde mental

Os aplicativos de monitoramento de estresse são grandes aliados em nossa rotina diária. É inegável que, à medida que o tempo passa, nos tornamos mais estressados com problemas pessoais, profissionais e até financeiros. Anúncios ...
Continue lendo →
Veja os melhores aplicativos de campeonatos de futebol amador

Veja os melhores aplicativos de campeonatos de futebol amador

Você sabia que os aplicativos de campeonatos de futebol amador são perfeitos para você se divertir de forma mais organizada? Por exemplo, com esses apps, você consegue criar novos jogos e adicionar detalhes de ...
Continue lendo →