Dicas para melhorar a velocidade da sua conexão à internet - MobileFreeAPP

Dicas para melhorar a velocidade da sua conexão à internet

Descubra como melhorar a velocidade da sua internet com as nossas dicas fáceis de seguir

Hoje em dia, ter uma boa internet é uma necessidade para muitas pessoas e empresas. Afinal, o trabalho e o estudo digital se tornaram muito comuns, e isso depende de boas velocidades para concluir suas tarefas e afazeres. Além disso, grande parte de nós consome entretenimento digital ao usar redes sociais e plataformas de streaming. Tudo isso faz com que melhorar a velocidade da internet seja importante.

Anúncios

Existem muitos fatores que podem afetar a sua conexão, causando diversos problemas. Claro que a velocidade lenta é o mais comum, porém ela pode ser instável e ficar caindo com frequência, por exemplo. Aqui, você vai descobrir como resolver grande parte destes inconvenientes para que possa aproveitar melhor o seu tempo.

Leia também: Melhores aplicativos de música para trabalhar concentrado

Anúncios

Como melhorar a velocidade da internet?

Existem diversas coisas que podem ser feitas para que sua conexão fique melhor. Por exemplo, reiniciar seus aparelhos, verificar se não há programas consumindo muita banda e até mesmo aprimorar a posição do seu roteador. Nem tudo pode ser resolvido sem gastar, então algo que também pode ajudar é investir em um roteador melhor, capaz de lidar com mais dispositivos conectados e maior velocidade. Continue lendo e descubra mais dicas.

1. Reinicie os aparelhos

A primeira dica não poderia ser outra senão reiniciar todos os dispositivos. Afinal, é bastante possível que algum deles esteja com algum problema temporário. Independentemente de você ter um modem, um roteador ou um aparelho para as duas funções, desligue-os da tomada por pelo menos 30 segundos e, em seguida, ligue novamente.

Anúncios

Agora, veja se a velocidade da sua conexão normalizou ou se ainda está lenta. Caso esteja, tente reiniciar também o dispositivo que deseja usar na internet e verifique se houve alguma melhora. Vale mencionar que é ideal fazer esse processo uma vez a cada três meses, mais ou menos, já que isso pode realmente aumentar a velocidade.

2. Feche programas

Outra coisa que você pode fazer para tentar melhorar a velocidade da sua internet é fechar programas desnecessários. Isso é particularmente válido se a conexão está lenta no seu computador ou laptop, mas funciona bem no smartphone. Esse problema ocorre quando programas em segundo plano estão usando a internet para baixar ou enviar arquivos, limitando a velocidade para navegação.

Neste caso, abra o gerenciador de tarefas do seu computador. Isso pode ser feito com o atalho de teclado Ctrl + Shift + Esc. Em seguida, na barra superior, clique em “Rede” para ver se há algum programa usando a internet. Se houver, feche o programa clicando com o botão direito do mouse nele e, em seguida, em “Finalizar tarefa“.

3. Compre um roteador melhor

tp-link ac1900 melhorar velocidade internet

Fonte: Amazon

Dificilmente o roteador que o seu provedor de internet oferece é realmente bom. Eles geralmente funcionam bem o suficiente, porém são mais suscetíveis a interferências e outros problemas. Inclusive, muitos deles nem têm antenas externas, o que prejudica o alcance. Portanto, para melhorar a velocidade da sua internet, é uma boa ideia investir em um roteador de qualidade superior.

O modelo ideal para você vai depender de diversas coisas. Porém, a principal é o tamanho da sua casa. Se você tem uma grande ou com mais de um andar, pode ser interessante optar por um modelo que funcione com repetidores, como o TP-Link Deco X20. Para casas pequenas, um roteador mais simples, como o TP-Link AC1900, deve ser suficiente.

4. Coloque o roteador em um lugar melhor

O sinal de Wi-Fi não tem alcance ilimitado e é afetado por paredes e outros objetos. Assim, procure colocar o seu roteador em um local que seja próximo ao centro da sua casa. Além disso, busque mantê-lo elevado para que tenha mais capacidade de transmitir o sinal. Também evite colocá-lo dentro de um armário, por exemplo.

Algo que poucas pessoas sabem é que as ondas de outros aparelhos, como micro-ondas e caixas de som Bluetooth, também podem interferir no sinal Wi-Fi. Então, tente manter o seu roteador distante desse tipo de dispositivo. Dessa forma, sua conexão será mais estável e mais rápida.

5. Use internet por cabo

cabo Cable Matters melhorar velocidade internet

Fonte: Amazon

Isso certamente não é possível em todos os casos. Afinal, não há como conectar um cabo de internet no seu celular! Mas, se você deseja melhorar a velocidade da internet no computador ou notebook, é recomendado usar a internet por cabo. Os cabos sempre proporcionam velocidades mais rápidas e mais estáveis do que a conexão sem fio.

A velocidade máxima da internet por cabo tipicamente é de, pelo menos, 1 Gbps. Apesar de existirem atualmente roteadores com velocidade sem fio semelhante, eles são mais caros e sempre serão mais instáveis do que usar cabo. Um bom exemplo de cabo que você pode comprar é o da Cable Matters, com várias opções de comprimento e preço acessível.

6. Use um aplicativo para analisar a Wi-Fi

Network Analyzer melhorar velocidade internet

Fonte: App Store

Existem diversos aplicativos nesta categoria. Eles servem para obter informações sobre a sua rede e apresentá-las em uma tela fácil de entender. A partir dessas informações, você vai saber exatamente o que está acontecendo com a rede sem fio para diagnosticar problemas como quedas e velocidades baixas. Além disso, eles podem oferecer informações sobre onde o sinal é mais forte para identificar o melhor local para o roteador.

Um dos melhores apps dessa área é o Network Analyzer, que está disponível para Android e iOS. Ele é gratuito, porém também tem uma versão paga. O aplicativo traz diversas ferramentas diagnósticas, como ping, pesquisa de DNS, força do sinal e criptografia. Também permite que você identifique todos os dispositivos de rede.

Não passe por mais dificuldades com a internet

Ao seguir as nossas dicas, você conseguirá resolver a maior parte dos problemas de conexão e aprenderá como melhorar a velocidade da sua internet. Assim, nunca mais ficará se perguntando o que está acontecendo nem terá que lidar com quedas e vídeos que não carregam.

Se você fez todo o possível e a velocidade ainda está ruim, use um site como o Speedtest para ver se está recebendo a velocidade contratada. Caso não esteja, ligue para o provedor para reclamar e tentar corrigir o problema!

Compartilhar:

Foto do autor

Sophia Silva

Sophia Silva é uma redatora que escreve há mais de 5 anos a respeito de tecnologia. Atualmente, tende a focar em tecnologias de ponta e atualidades, tanto nas áreas de software quanto de hardware.

Você também pode gostar

Aplicativos para Reconhecer Canto de Pássaros

Os aplicativos para reconhecer canto de pássaros funcionam através de inteligência artificial. Eles são treinados em uma enorme base de dados de sons de aves, o que permite que eles identifiquem com precisão as ...
Continue lendo →
Aplicativo mostra você em diferentes épocas históricas

Aplicativo mostra você em diferentes épocas históricas

Você já se perguntou como seria sua aparência na década de 80? E no período colonial? Será que você teria uma beleza clássica? E como seria como um lorde feudal? Para descobrir, basta usar ...
Continue lendo →
Aplicativos para mudar a cor das suas fotos e vídeos

Aplicativos para mudar a cor das suas Fotos e Vídeos

Você quer mudar a cor do fundo ou de uma das suas peças de roupas em uma foto? Quer dar mais cor para os seus vídeos e experimentar novas edições? Deseja transformar seus materiais ...
Continue lendo →