Aplicativos para design gráfico para usar a imaginação no celular

Confira alguns aplicativos incríveis de design gráfico para liberar a criatividade em qualquer lugar

Todo mundo gosta de expressar a sua criatividade e deixar claro o que os diferencia dos outros. Para fazer isso em qualquer lugar, é necessário usar um dos aplicativos de design gráfico. Eles removem a necessidade de estar sentado na frente do computador para criar artes, permitindo que você faça isso diretamente pelo seu celular. Assim, você nunca mais vai enfrentar aquele momento chato em que tem uma excelente ideia, mas não pode criá-la na hora.

Anúncios

Por mais que estes apps sejam mais limitados do que plataformas de design gráfico para computadores, eles ainda proporcionam uma experiência agradável e satisfatória para todos. Com eles, é possível editar imagens, capturar paletas de cores e fontes para uso posterior, e criar materiais publicitários, eentre muitos outros usos. Além disso, trazem acessibilidade ao design gráfico, já que ferramentas tradicionais são mas difíceis de usar.

Leia também: Aplicativos para transformar foto em desenho

Anúncios

Conheça os aplicativos de design gráfico

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre aqueles que consideramos ser os melhores apps desta categoria. Eles irão simplificar o processo criativo e permitir que você complete projetos com maior agilidade e em qualquer lugar. Também podem auxiliar na criação ao permitir que você capture uma paleta de cores ou uma fonte, por exemplo.

1. Adobe Express

Adobe Express aplicativos design gráfico

Anúncios

Fonte: App Store

Em primeiro lugar na lista, temos ninguém menos que o Adobe Express. Este aplicativo da Adobe foi criado com o intuito de permitir que seus usuários criem designs novos para todo tipo de publicidade e redes sociais, seja pelo celular ou na web. Um grande ponto positivo é que este app é gratuito para uso, permitindo acesso a todos sem dificuldades.

O Adobe Express possui uma tecnologia de IA exclusiva que remove o fundo de qualquer foto que você desejar e recomenda temas para usar em cada estação do ano, além de fornecer fontes e outras dicas e recursos. Ele também oferece fotos livres de royalties para utilizar em seus projetos sem medo e conta com ferramentas para converter arquivos, reverter e animar vídeos, redimensionar e cortar imagens, e muito mais. O apps é gratuito, mas possui um plano premium que traz ainda mais funcionalidades.

O Adobe Express está disponível para Android e iOS.

2. Canva

Canva 

Fonte: App Store

Para quem busca um dos aplicativos de design gráfico mais fáceis de usar, o Canva é recomendado. Ele é gratuito e completo, trazendo uma grande variedade de funcionalidades para que você possa liberar sua criatividade. O app serve como um editor de vídeos e de fotos onde é possível criar artes elaboradas sem muitos conhecimentos sobre a área, graças a seus muitos modelos e layouts.

Com o editor de fotos do Canva, é possível cortar, inverter e retocar as imagens, além de adicionar filtros e efeitos, criar colagens e mais.  O aplicativo tem diversos modelos predefinidos para criar imagens para redes sociais, facilitando o trabalho, além de trazer uma funcionalidade de agendamento. Para completar, ele conta com uma IA onde você pode enviar uma imagem e o Canva irá criar designs com base nela, ou até editar elas.

O Canva está disponível para Android e iOS.

3. Sketchbook

Sketchbook aplicativos design gráfico

Fonte: App Store

Um pouco diferente dos anteriores, o Sketchbook é uma ferramenta focada em desenhos e rascunhos. E, nesta área, ele se destaca. Sua interface é bastante intuitiva, de maneira com que é possível começar a usar o app por conta própria sem assistir tutoriais. Ele traz uma grande variedade de recursos convenientes, como guias, réguas e ferramentas de simetria.

No Sketchbook, você irá encontrar diversos tipos de pincéis customizáveis, como lápis, aerógrafos, manchas e canetas, entre outros, além de poder importar os seus. Outro recurso do aplicativo é o camadas, que facilita a exploração e o desenvolvimento de desenhos. É possível, ainda, extrair as paletas de cores de imagens e exportá-las, por exemplo, e até exportar sua criação em PDF.

O Sketchbook está disponível para Android e iOS.

4. Adobe Capture

Adobe Capture aplicativos design gráfico

Fonte: App Store

Dentre os aplicativos para design gráfico, temos outra opção da Adobe: o Capture. Com ele, você pode usar a câmera de seu smartphone para criar materiais para o seu trabalho de design. Ou seja, ele é uma ferramenta auxiliar que não vai servir para criar um design do zero. Ainda assim, é extremamente útil para facilitar o trabalho, sobretudo se você utiliza outros produtos da Creative Cloud.

Com o Adobe Capture, é possível remover o fundo de imagens, criar vetores com até 32 cores, identificar a fonte usada em outros designs, criar temas de cores e gradientes, criar pincéis customizados, gerar texturas 3  e muito mais. Além disso, todos os elementos criados pelo aplicativo são salvos nas bibliotecas da Adobe Creative Cloud.

O Adobe Capture está disponível para Android e iOS.

5. Pixlr

Pixlr

Fonte: App Store

Para finalizar nossa seleção, temos o Pixlr, uma opção gratuita com plano pago. Ele possui alguns aplicativos diferentes, porém o que tem foco em design gráfico é o Pixlr X. Com ele, fica fácil criar com agilidade imagens para redes sociais, como miniaturas do YouTube, posts no Facebook e imagens para o Pinterest. Além disso, ele traz diversos modelos prontos para uso de todos tipos, deixando o design gráfico acessível a todos.

No Pixlr X, também é possível utilizar efeitos e filtros para dar um ar diferenciado às suas artes, usar texto customizável, adicionar formas e adesivos, e criar colagens de fotos. Ele também é compatível com muitos formatos de imagem, incluindo PSD e WEBP. Por mais que seja no app Pixlr (e não no Pixlr X), também é possível transformar suas fotos em desenhos, retocá-las e até ajustar o clima com simplicidade.

O Pixlr está disponível para Android e iOS.

Libere a criatividade em qualquer lugar

Ao usar um dos apps de design, você pode criar artes sem restrição de lugar. Afinal, eles funcionam no smartphone! Trazendo funcionalidades similares às ferramentas de computador, são uma mão na roda para quem trabalha na área.

Além disso, também podem ser muito mais confortáveis de se usar, já que não requerem que você fique sentado parado em uma cadeira para desenvolver seu design. Melhor ainda, com aplicativos compatíveis com canetas Stylus, é possível desenhar com precisão diretamente pelo celular, vendo o resultado em tempo real!

Compartilhar:

foto do autor

Sophia Silva

Sophia Silva é uma redatora que escreve há mais de 5 anos a respeito de tecnologia. Atualmente, tende a focar em tecnologias de ponta e atualidades, tanto nas áreas de software quanto de hardware.

Você também pode gostar

Veja os melhores aplicativos para assistir críquete

Veja os melhores aplicativos para assistir críquete

Para quem não pode assistir críquete diretamente do estádio, uma excelente opção são os aplicativos. Sabe aquela emoção de sentir um esporte emocionante e cheio de suspense com cada lance podendo mudar drasticamente a ...
Continue lendo →
Aplicativos de monitoramento de estresse- aliados da saúde mental

Aplicativos de monitoramento de estresse: aliados da saúde mental

Os aplicativos de monitoramento de estresse são grandes aliados em nossa rotina diária. É inegável que, à medida que o tempo passa, nos tornamos mais estressados com problemas pessoais, profissionais e até financeiros. Anúncios ...
Continue lendo →
Veja os melhores aplicativos de campeonatos de futebol amador

Veja os melhores aplicativos de campeonatos de futebol amador

Você sabia que os aplicativos de campeonatos de futebol amador são perfeitos para você se divertir de forma mais organizada? Por exemplo, com esses apps, você consegue criar novos jogos e adicionar detalhes de ...
Continue lendo →