Aplicativos para saúde auditiva e prevenção de perda auditiva - MobileFreeAPP

Aplicativos para saúde auditiva e prevenção de perda auditiva

Use os aplicativos para saúde auditiva e descubra como preservar a sua audição

A perda auditiva está se tornando um problema muito mais comum do que se imagina. Por mais que o normal seja ter uma perda gradual de audição conforme se envelhece, esses problemas estão afetando pessoas jovens. Hoje em dia, cerca de 15% dos adultos americanos já têm algum tipo de problema de audição. Para evitar que isso aconteça com você, uma das alternativas é usar aplicativos para a saúde auditiva.

Anúncios

Leia também: Aplicativos de diário alimentar para uma dieta de sucesso

Quais os melhores aplicativos para saúde auditiva?

Existem diversos aplicativos nesta categoria, e eles trazem muitas funcionalidades. Com eles, fica muito mais fácil para pessoas que estão em risco de ter perda auditiva preservarem suas capacidades. Assim, torna-se possível fazer ajustes no ambiente e no dia a dia para minimizar a exposição a sons muito altos.

Anúncios

1. SoundPrint

SoundPrint aplicativos saúde auditiva

Fonte: App Store

Anúncios

Em primeiro lugar, temos o SoundPrint, um aplicativo onde você pode descobrir se um lugar é barulhento ou silencioso. Ele tem um banco de dados público de níveis de som medidos em mais de 100 mil localizações pelo mundo. Desta forma, você pode usar o app para prevenir a perda auditiva ao evitar locais que tenham barulhos altos demais ou usar tampões de ouvido.

No SoundPrint, os usuários podem medir os níveis de som com seu smartphone, porém essa funcionalidade só está disponível para alguns dispositivos. Se o seu não estiver na lista, você pode enviar uma avaliação sobre o nível sonoro. Além disso, você consegue compartilhar locais com seus amigos.

O SoundPrint está disponível para Android e iOS.

2. AudioCardio

AudioCardio aplicativos saúde auditiva

Fonte: App Store

Dentre os aplicativos para saúde auditiva, temos o AudioCardio, um app que tem base científica. Por meio dele, você pode manter e fortalecer a audição. Para iniciar os exercícios, é necessário usar um fone de ouvido e fazer um teste. Então, a plataforma irá medir a sua audição e determinar quais os níveis de decibéis que os seus ouvidos percebem o som em cada frequência.

Com isso, o AudioCardio consegue gerar uma sessão de terapia sonora com duração de 60 minutos personalizada para o seu ouvido. Ela não é audível e não requer interação da sua parte. Inclusive, você pode ouvir música ou praticar qualquer atividade desejada durante a terapia. É necessário refazer o teste ao menos uma vez por semana. O app oferece um período de testes gratuito de 14 dias, mas depois você precisa pagar mensalmente.

O AudioCardio está disponível para Android e iOS.

3. Decibel X

Decibel X aplicativos saúde auditiva

Fonte: App Store

Outra boa opção para promover a saúde auditiva é o Decibel X. Este é um aplicativo que mede os níveis de pressão sonora (SPL) de maneira confiável, graças a medidas pré-calibradas. Desta forma, você pode transformar o seu smartphone em um medidor de som profissional. Isso é extremamente útil para que você consiga usar tampões em ambientes muito barulhentos.

Além disso, você pode usar o Decibel X para descobrir os níveis sonoros na sua casa. Com isso, pode ajustar coisas que estejam fazendo barulho demais. O aplicativo tem filtros de frequência e realiza análises de espectro, além de permitir que você exporte as informações coletadas. Ele possui uma interface intuitiva e bonita, tornando simples a tarefa de proteger seus ouvidos.

O Decibel X está disponível para Android e iOS.

4. NIOSH Sound Level Meter

NIOSH Sound Level Meter aplicativos saúde auditiva

Fonte: App Store

O NIOSH Sound Level Meter é um dos aplicativos para saúde auditiva mais confiáveis. Este app é desenvolvido por especialistas do NIOSH no CDC, o instituto de prevenção de doenças americano. Ele foi criado especificamente para medir o nível sonoro no ambiente de trabalho, porém pode ser usado em qualquer outra situação que você desejar, como em restaurantes, por exemplo.

É muito simples usar o NIOSH Sound Level Meter, já que ao abrir o aplicativo, você se depara com a tela de medição. Nela, conseguirá conferir diversas informações sobre as medições, como nível máximo e mínimo de som. É possível calibrar o microfone do seu dispositivo, caso deseje. Por fim, o app é inteiramente gratuito, sem propagandas, limites ou compras dentro do aplicativo.

O NIOSH Sound Level Meter está disponível para iOS.

5. hearWHO

hearWHO

Fonte: App Store

Para monitorar a sua saúde auditiva ao longo do tempo, o hearWHO é uma boa escolha. Criado pela Organização Mundial da Saúde, é inteiramente gratuito, sem nenhuma propaganda. Ele é muito simples e funciona exclusivamente para medir como está a sua audição.

O teste que o hearWHO faz não pode ser inteiramente confiável, já que depende do fone de ouvido que você estiver usando e do nível de ruído no ambiente. Ele irá reproduzir áudio de sons para os usuários identificarem. É válido destacar que esses áudios foram gravados com diferentes níveis de som de fundo para simular a audição no dia a dia.

O hearWHO está disponível para Android e iOS.

6. Mimi Hearing Test

Mimi Hearing Test

Fonte: App Store

O último dos aplicativos para saúde auditiva é o Mimi Hearing Test. Ele é um app simples e fácil de usar, porém, conforme indicado pelas lojas de aplicativos, só funciona bem no iOS. A plataforma oferece um teste bastante simples, similar a um profissional. No entanto, ela só possui calibração com alguns fones de ouvido da Apple e da Sennheiser. Caso use outro ou o nível de ruído do ambiente esteja muito alto, os resultados podem sair incorretos.

Este aplicativo traz um teste de cerca de 6 minutos, com diversas frequências para obter os melhores resultados possíveis. Você pode monitorar a sua audição ao longo do tempo para saber se está desenvolvendo algum problema. Além disso, também consegue exportar os resultados para compartilhar com amigos ou levar na sua próxima consulta médica.

O Mimi Hearing Test está disponível para iOS.

Preserve sua audição

Ao usar aplicativos para a saúde auditiva, torna-se muito mais simples a tarefa de proteger os seus ouvidos. Afinal, você pode monitorar o nível sonoro nos ambientes, além de fazer testes para verificar como está a sua audição. Desta forma, consegue diminuir as chances de ter problemas auditivos ou evitar que eles progridam.

Compartilhar:

foto do autor

Sophia Silva

Sophia Silva é uma redatora que escreve há mais de 5 anos a respeito de tecnologia. Atualmente, tende a focar em tecnologias de ponta e atualidades, tanto nas áreas de software quanto de hardware.

Você também pode gostar

Aplicativo mostra você em diferentes épocas históricas

Aplicativo mostra você em diferentes épocas históricas

Você já se perguntou como seria sua aparência na década de 80? E no período colonial? Será que você teria uma beleza clássica? E como seria como um lorde feudal? Para descobrir, basta usar ...
Continue lendo →
Aplicativos para mudar a cor das suas fotos e vídeos

Aplicativos para mudar a cor das suas Fotos e Vídeos

Você quer mudar a cor do fundo ou de uma das suas peças de roupas em uma foto? Quer dar mais cor para os seus vídeos e experimentar novas edições? Deseja transformar seus materiais ...
Continue lendo →
5 aplicativos do Google para ter no celular

5 Aplicativos do Google para ter no Celular

Você é um usuário dos serviços do Google e está procurando por novas ferramentas? Não conhece os aplicativos do Google? Está querendo melhorar a sua experiência na plataforma? Então você precisa acessar essa super ...
Continue lendo →