Dicas para criar senhas fortes e manter suas contas seguras

Aprenda a criar senhas fortes para que suas contas estejam muito bem protegidas de invasores

Criar senhas fortes é essencial para aumentar a sua segurança digital, e é necessário ter uma diferente para cada plataforma. No entanto, com tantas contas de redes sociais, serviços de streaming e aplicativos, é fácil voltar aos antigos hábitos de reciclar a mesma senha em todos os locais. Afinal, é muito mais fácil de lembrar! O grande problema é que não é nada seguro.

Anúncios

Além disso, usar senhas fracas faz com que seja muito mais fácil para terceiros terem acesso às suas contas. Elas são fáceis de identificar, já que tipicamente são curtas e usam apenas letras minúsculas, além de conterem também palavras comuns, como “senha” ou sequências fáceis de adivinhar, como “0000”.

Leia também: As melhores câmeras de vigilância Wi-Fi para mais segurança

Anúncios

Como criar senhas fortes?

Existem diversas maneiras de ter uma senha forte e diferente para cada uma de suas contas. A mais simples é usar um gerenciador de senhas, já que esses aplicativos permitem que você armazene todas elas em um único lugar, além de gerar palavras-chave fortes para seus novos cadastros. No entanto, também é possível criar uma boa senha sem precisar usar um app.

Para isso, existem alguns métodos diferentes. O primeiro é criar uma frase obscura usando palavras desconhecidas ou em mais de um idioma, ou ainda referências a figuras históricas. O segundo método consiste em criar uma frase e utilizar apenas as letras iniciais de cada palavra para compor a sua senha. Por exemplo, “ser ou não ser, eis a questão” vira “seounãseeiaqu”.

Anúncios

como criar senhas fortes

Fonte: Unsplash

1. Não recicle suas senhas

É muito comum utilizar a mesma senha em vários sites diferentes. Afinal, cada site e aplicativo onde você se cadastra pede que você crie uma senha, e lembrar de dezenas de palavras-chave diferentes não é fácil, especialmente se elas forem fortes. Infelizmente, reciclar senhas coloca você em risco. Basta que a senha de um site seja vazada para que todas as suas contas estejam vulneráveis.

Além de usar senhas diferentes, há algumas outras medidas que você pode tomar para se proteger. Em primeiro lugar, tome cuidado com e-mails e mensagens que solicitam seus dados pessoais. Além disso, evite modificar uma “senha base” para cada site, por exemplo, usar “SenhaUm” para um site e “SenhaDois” para outro. Por fim, não compartilhe suas senhas com ninguém, principalmente por meio de mensagens.

2. Tenha uma senha difícil

Para criar senhas fortes, é ideal que você tenha senhas complexas. Isso se deve à existência de um tipo de ataque chamado força bruta, no qual criminosos geram milhares de combinações de senhas em alta velocidade para tentar obter acesso à conta. Mas o que torna uma senha difícil? Senhas longas, com no mínimo 14 caracteres.

Além disso, você pode utilizar uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Por exemplo, “3&JR^g9C8s5xrYRW” é considerada uma senha difícil por seguir todas essas regras. Outra dica importante é evitar substituições comuns, como usar um “0” no lugar de um “O”, já que os programas de adivinhação de senhas são programados levando em consideração essas substituições.

3. Não use informações pessoais e palavras comuns

Outra dica importantíssima é evitar usar qualquer tipo de informação pessoal em suas senhas, por mais comum que seja fazer isso. Exemplos incluem apelidos ou iniciais, nomes de seus filhos ou animais de estimação, e datas importantes. Ao usar esse tipo de dado, torna-se muito mais fácil descobrir sua senha, bastando uma breve busca sobre você.

Palavras, frases e padrões muito comuns também devem ser evitados. Por exemplo, não use a palavra “senha” em sua senha, assim como sequências óbvias como “abcde” ou “12345”. Caracteres repetidos, como “0000”, são outra coisa que pode ser facilmente adivinhada.

4. Não mude a senha periodicamente

Isso não é possível em todos os casos, pois existem diversas plataformas onde é necessário alterar a senha com certa frequência. Entretanto, essa prática de mudar a senha a cada 60 ou 90 dias está defasada. Ela surgiu com a ideia de que esse intervalo de tempo era necessário para que um programa adivinhasse uma senha, mas se ela for difícil, demora décadas para ser adivinhada.

Alterar a senha com essa frequência acaba levando as pessoas a simplesmente criarem senhas fáceis de lembrar e a reciclarem. Assim, invasores conseguem acesso com muita facilidade. Portanto, a menos que você saiba que sua senha foi vazada de alguma maneira, não a altere!

5. Use um gerenciador de senhas

Bitwarden criar senhas fortes

Fonte: App Store

É muito difícil lembrar de senhas verdadeiramente difíceis. Portanto, utilizar um bom gerenciador de senhas é altamente recomendado. Eles permitem que você armazene todas as suas senhas em um único lugar, com aplicativos para computadores e celulares. Assim, fazer o login ainda é simples, mas você não precisa memorizar nada, além da senha forte criada para o gerenciador.

Navegadores como o Google Chrome têm gerenciadores de senhas nativos, porém, eles não são tão convenientes. O ideal é usar plataformas dedicadas, como o Bitwarden, disponível para Android e iOS. Eles são mais seguros e fáceis de usar, podendo também ser usados para gerar novas senhas fortes. Com isso, fica simples ter uma senha diferente para cada site!

Fique seguro na internet

A cada dia estamos dependendo mais e mais dos meios digitais. Isso faz com que a nossa segurança online seja importante. Para se proteger, é preciso fazer diversas coisas. A primeira delas é criar senhas fortes para todas as suas contas, seguindo as nossas dicas.

Além disso, outro passo que ajuda bastante é ativar a autenticação de dois fatores, que adiciona uma segunda camada de proteção para ganhar acesso. Também é recomendado usar um bom antivírus e aprender boas práticas de navegação. Por exemplo, saber como identificar links suspeitos e golpes virtuais.

Compartilhar:

foto do autor

Sophia Silva

Sophia Silva é uma redatora que escreve há mais de 5 anos a respeito de tecnologia. Atualmente, tende a focar em tecnologias de ponta e atualidades, tanto nas áreas de software quanto de hardware.

Você também pode gostar

Veja os melhores aplicativos para assistir críquete

Veja os melhores aplicativos para assistir críquete

Para quem não pode assistir críquete diretamente do estádio, uma excelente opção são os aplicativos. Sabe aquela emoção de sentir um esporte emocionante e cheio de suspense com cada lance podendo mudar drasticamente a ...
Continue lendo →
Aplicativos de monitoramento de estresse- aliados da saúde mental

Aplicativos de monitoramento de estresse: aliados da saúde mental

Os aplicativos de monitoramento de estresse são grandes aliados em nossa rotina diária. É inegável que, à medida que o tempo passa, nos tornamos mais estressados com problemas pessoais, profissionais e até financeiros. Anúncios ...
Continue lendo →
Veja os melhores aplicativos de campeonatos de futebol amador

Veja os melhores aplicativos de campeonatos de futebol amador

Você sabia que os aplicativos de campeonatos de futebol amador são perfeitos para você se divertir de forma mais organizada? Por exemplo, com esses apps, você consegue criar novos jogos e adicionar detalhes de ...
Continue lendo →